Tags

Recebi agora a tarde por e-mail uma breve descrição sobre a situação delicada que passa a União Espiritista de Umbanda do Brasil, que acabou sofrendo avarias na sua sede, situada na Rua Conselheiro Agostinho,nº 57 no Bairro Todos os Santos, Rio de Janeiro.Como me descreveu por telefone o atual presidente da Federação, Pedro Miranda, o telhado do ginásio e parte do muro do imóvel acabaram no chão depois da forte chuva do dia 01 de fevereiro. O presidente chegou a convocar uma reunião no dia 13 passado para angariar fundos mas, ao que parece, não obteve muito sucesso.

Breve histórico

Fundada em 1939 por Zélio Fernandino de Moraes e pelo Cab. das Sete Encruzilhadas, a Federação Espírita de Umbanda  foi a primeira instituição criada para reunir, organizar e defender os interesses do movimento umbandista.Numa época de intensa repressão característica do Estado Novo (1937-1945), o movimento umbandista sofreu  à rebote ,como sugere a antropóloga Diana Brown, principalmente com uma lei datada de 1934, onde maçons, Kardecistas, a Umbanda e as religiões afro-brasileiras entram na jurisdição do Departamento de Tóxicos e Mistificações da Polícia do Rio de Janeiro. Neste contexto, o primeiro órgão aglutinador de umbandistas, ajudou a organizar  o Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda  (foto que ilusta o  blog )  realizado no Rio de Janeiro, em outubro de 1941. Como União Espiritualista Umbanda de Jesus- UEUJ, teve em 1944 o papel preponderante na organização, edição e elaboração do livro “O Culto de Umbanda em Face da Lei”, livro entregue ao presidente Getúlio Vargas onde apresentava os  anseios e direitos desta comunidade religiosa perante a constituição e a sociedade brasileira; a criação do primeiro periódico sobre o assunto, o “Jornal de Umbanda”, em 1949, pelos mesmos organizadores da União Espiritista de Umbanda do Brasil – UEUB –  nome que permanece até hoje.

Doações

Pelo valor histórico e pela grande utilidade que esta federação ainda tem no movimento umbandista, principalmente acolhendo Tendas e Terreiros novos em suas instalações, vale a pena qualquer esforço para ajuda-la.O telhado do ginásio precisa ser reconstruido, há necessidade de telhas, sacos de cimento, tijolos e dinheiro para a mão-de-obra, que está estipulada em mais ou menos R$1000,00.

As doações podem ser feitas na conta  do Presidente da federação. Pede-se que a cada depósito feito, seja informado o nome do contribuinte para uma futura prestação de contas. A Tenda Espírita São Jorge, o Centro da Cabocla Jussara e o Pai-de-santo Etienne Salles, são os contribuintes até o momento.

Banco Bradesco;

Pedro Miranda

Ag: 0469-3

Cc:3205-0

Para mais informações:

tel: (21) 2532-3257

cel:(21)9686-4333

e-mail: ueumbandadobrasil@gmail.com

Blog da UEUB: http://ueub.blogspot.com/

Anúncios