Amigos leitores,

A partir desse tópico, estamos dando início a uma nova série de matérias aqui no blog relacionadas ao que de mais importante a Umbanda prega: amor e caridade. Nessas matérias, nós iremos abordar instituições filantrópicas sérias, ligadas à terreiros de Umbanda, que prestem algum tipo de auxílio caritativo à população. E, claro, aproveitaremos para divulgar toda e qualquer forma de auxílio a essas instituições, para aqueles que quiserem e puderem contribuir, de forma a garantir que elas perdurem por muito e muito tempo.

Iniciaremos essa nova série de matérias por uma instituição que eu conheço pessoalmente: o Abrigo Santa Luzia.

Fundado pelo senhor Frederico Groth Alves (médium das entidades Pai Tomé D’Angola e Caboclo Jupirá), o Abrigo Santa Luzia é ligado à Tenda Espírita Beneficente Santa Luzia e fica situado na Rua Parintins nº 191, Praça Seca, Rio de Janeiro, RJ.

Com mais de 50 anos de existência, o Abrigo Santa Luzia abriga atualmente, em suas dependências, 50 senhoras idosas, proporcionando a elas, além de moradia, uma velhice digna. Como eles mesmo dissem:

“Nossa Casa foi fundada, estruturada e baseada no amor. E é em virtude dessa estrutura de amor, de amizade, de carinho, de envolvimento e dedicação de muitos colaboradores que a Obra se mantém. Essa estrutura permite que continuemos nossa luta, apesar de todas as dificuldades, e não nos percamos da finalidade, que é a assistência às vovózinhas”

Como toda instituição filantrópica séria, o abrigo enfrenta grandes dificuldades para se manter, devido aos elevados gastos mensais para proporcionar uma vida digna às “vovózinhas”. Por causa disso, o abrigo aceita doações de todos os tipos, que costumam ajudá-los imensamente em suas atividades, bem como ideias que possam ajudá-los a amenizar seus gastos mensais.
Para aqueles que quiserem, e puderem, ajudar o abrigo, seus itens de maior necessidade são:
  • alimentos, de toda espécie, especialmente o leite;
  • produtos de limpeza;
  • produtos de higiene;
  • fraldas geriátricas.

É importante lembrar, também, que existe algo ainda mais importante que todo o auxílio material que possamos dar: o auxílio humano. Como todo ser humano, as “vovózinhas” também precisam de um pouco de carinho, de uma conversa, até mesmo de um simples gesto de atenção. É exatamente por isso que o Abrigo Santa Luzia também aceita o trabalho de voluntários que queiram ajudar com o que de mais importante existe no mundo: o amor caridoso.

Para quem quiser ver como é o Abrigo Santa Luzia, é só clicar aqui para acessar um vídeo do youtube que mostra essa instituição (obs: esse vídeo NÃO foi feito por nós). Afinal de contas, imagens costumam dizer mais do que palavras escritas.

Abraços a todos, Renato Guimarães.

Anúncios