Amigos leitores,

Está chegando ao fim o levantamento da população brasileira, feito pelo IBGE, como parte dos trabalhos do Censo 2010. Para quem quiser ver como está o andamento do processo, clique aqui.

Os resultados do Censo 2010 começarão a ser divulgados a partir de dezembro desse ano, prolongando-se ao longo de boa parte de 2011. Entre os resultados que serão divulgados (sem data prevista de quando será) está o número dos umbandistas do país, calculado, estatisticamente, com base nas pessoas que se autodeclararam umbandistas ao responderem o questionário da amostra ampla.

Enquanto o resultado do Censo 2010 não sai, vamos dar uma olhada no resultado do Censo 2000.

Naquele censo, o número de umbandistas do país, calculado estatisticamente com base nas pessoas que se autodeclararam umbandistas ao responderem o questionário da amostra ampla, era de 397.431 brasileiros ou 0,23% da população do país naquele ano. Irrisório, né?

Ainda de acordo com o Censo 2010, verifica-se que, de um total de 5.507 municípios existentes no país, só 1.354 possuíam pelo menos uma pessoa que se autodeclarava umbandista ou 24,59% do total. Pouco, né?

Isso fica mais interessante, quando verifica-se que apenas 56 municípios do país concentravam 75,19% de todas as pessoas que se autodeclaravam umbandistas. Ou seja, 3/4 de todas as pessoas que se autodeclaravam umbandistas viviam em 1,02% de todos os 5.507 municípios existentes no país. Isso fica ainda mais interessante, quando verifica-se que só no município do Rio de Janeiro viviam 18,35% de todas as pessoas que se autodeclaravam umbandistas, ou seja, quase 1/5 do total!

Como eu não consegui fazer uma representação gráfica disso (se alguém souber de um local onde eu possa baixar uma mapa do Brasil com todos os municípios, em alta resolução, deixe um comentário, por favor), resolvi fazer uma análise da distribuição das pessoas que se autodeclaravam umbandistas com base nas unidades da federeção brasileira. Esse resultado é bem interessante. Nele, verifica-se que 87,30% do total de pessoas que se autodeclaravam umbandistas viviam em apenas 5 Estados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. E destes, os dois primeiros concentravam, sozinhos, cerca de 60% do total de pessoas que se autodeclaravam umbandistas.

Blog Registros de Umbanda

O que descobrimos com isso?

  • Que o número de pessoas que se autodeclaravam umbandistas no Brasil é irrisório frente a população do país (0,23% da população);
  • Que quase 1/5 das pessoas que se autodeclaravam umbandistas no Brasil viviam no município do Rio de Janeiro;
  • Que 2 Estados (RJ e RS) concentravam mais da metade dessas pessoas;
  • Que 5 Estados (RJ, RS, SP, MG e PE) concentravam quase 90% dessa população; e
  • Que em 3/4 dos municípios do país não havia ninguém que se autodeclarava umbandista.

Vejamos se haverá mudança nesse cenário quando sair o resultado do Censo 2010. Torço para que haja!

Abraços a todos, Renato Guimarães.

 

Anúncios