Na postagem Revendo a história do início da Umbanda, de 07 de maio de 2010, fiz o seguinte comentário sobre a provável tenda de Umbanda mais antiga do Rio Grande do Sul:
“Resta, agora, descobrirmos se Otacílio Charão, antes de embarcar para a África, em 1916, frequentava a TENSP [Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade] ou alguma casa de macumba carioca. Se frequentava a primeira, então teríamos que o Centro Espírita Reino de São Jorge, fundado em Rio Grande, RS, em 1926, é outra tenda descendente da TENSP, mostrando uma relação entre as primeiras tendas de Umbanda e a antiguidade da TENSP sobre todas as demais.”
Com essa indagação na cabeça, ressolvi pesquisar mais sobre o assunto, ams como moro bem longe o Rio Grande do Sul e conheço quase ninguém por lá, estava bem difícil encontrar algo a respeito de Otacílio Charão e do Centro Espírita Reino de São Jorge (CERSJ).
Felizmente, por uma dessas agradáveis “coincidências” do destino, pouco tempo depois, no dia 08 de junho de 2010, recebi um comentário na postagem “Um pouco da história da Umbanda – parte 01”, onde o senhor SÍLVIO CRISTOVÃO TORRADA REIS me chamou a atenção por um grave erro que havia cometido lá a respeito do CERSJ.
Graças a esse meu erro e a iniciativa do senhor Sílvio Reis em me corrigir, a quem fico profundamente agradecido, consegui novas informações bem interessantes sobre Otacílio Charão e o Centro Espírita Reino de São Jorge, que compartilho com vocês abaixo.
Otacílio Charão era natural da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tendo ingressado, por volta de 1916, na Marinha Mercante.
Em 1926, Otacílio Charão abandona a carreira na Marinha Mercante e retorna ao Rio Grande do Sul, estabelecendo-se na cidade de Rio Grande, onde abriu uma fábrica de doces e balas.
Ainda em 1926, Otacílio fundou o Centro Espírita Reino de São Jorge, que é, até o presente momento, a mais antiga tenda de Umbanda fundada no Rio Grande do Sul, tendo sido registrado em cartório em 1932.
É bem provável que Otacílio Charão tenha vindo ao Rio de Janeiro, então capital federal, durante o seu período na Marinha Mercante, mas até agora ainda não consegui provar isso, muito menos que ele tenha frequentado a TENSP, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição, a Tenda Espírita Mirim ou alguma macumba carioca.
Apesar disso, pelas características do Centro Espírita Reino de São Jorge, é provável que ele tenha tido contato com a Tenda Espírita Mirim, mas isso é até o momento pura especulação minha. Vejamos, então, como eram as características do CERSJ.
De sua origem até meados da década de 1970, o CERSJ seguia uma doutrina de Umbanda de Mesa Branca, com as seguintes características:
- era proibida a utilização de quaisquer instrumentos de percussão;
- os cantos só podiam ser acompanhados com o bater de palmas e/ou o pé no chão;
- era autorizada a incorporação de apenas dois Exus, no caso as entidades Exu Tiriri e Exu de Manegum;
- era proibido o uso de guias ou colares ritualísticos;
- todos os trabalhos tinham início as 20:00 horas e encerravam-se à meia noite;
- pessoas separadas ou divorciadas eram proibidas de fazerem parte do quadro de sócios ou de participarem na corrente de trabalhos mediúnicos.
O uniforme adotado pelo CERSJ da sua fundação até meados da década de 1970 era:
- para os homens: uma camisa branca contendo um distintivo formado por um ponto riscado e o nome do CERSJ logo acima deste; calça branca; cinto branco; meia branca e sapato de pano e flanela feito por alguns membros do CERSJ;
- para as mulheres: vestido branco contendo um distintivo formado por um ponto riscado e o nome do CERSJ logo acima deste, com decote fechado e comprimento até cinco dedos abaixo do joelho; bombachinha (espécie de calça curta gaúcha) de tergal branco até debaixo do joelho; meia branca; sapato de pano e flanela feito por alguns membros do CERSJ;
- para os meninos, que só eram permitidos na corrente por motivos de saúde: camisa azul, calça branca, um cordão amarrado na cintura e sapatos iguais ao dos homens;
- para as meninas, que só eram permitidas na corrente por motivos de saúde: blusa rosa, vestido branco abaixo do joelho, um cordão amarrado na cintura e sapatos iguais ao da corrente, se fossem meninas.
Além dessas características, o senhor Sílvio me informou que o CERSJ possui, desde a sua fundação, uma mensalidade utilizada para cobrir seus gastos, estando isento do pagamento da mesma todos os sócios carentes ou que se encontram em dificuldades financeiras.
No caso da existência de algum sócio nessa condição, era feito um levantamento para descobrir os motivos do fato e, verificada sua autenticidade, os demais sócios eram concitados a ajudar a família necessitada com doações financeiras, de alimentos, roupas e/ou medicamentos.
Em seus primórdios, o CERSJ não possuía uma sede própria para realizar suas reuniões, utilizando, para tal, a residência de um de seus membros a cada final de semana. Essa situação não perdurou por muito tempo, pois ainda em 1926 foi adquirido o imóvel que serve até hoje como sua sede, o qual está situado na Rua General Abreu nº 497, Cidade Nova, Rio Grande, RS.
Na década de 1960, o senhor Jesus Penna Rey doou a construção da atual parte da frente da sede do CERSJ, o qual foi utilizado inicialmente para abrigar uma escola primária que funcionava em convênio com a Prefeitura Municipal da Cidade de Rio Grande, com esta cedendo a professora e aquele, o espaço físico e as carteiras escolares. Tal escola funcionou até a reforma do sistema de ensino municipal.
Até o momento, essas são as informações que conseguimos a respeito do senhor Otacílio Charão e do Centro Espírita Reino de São Jorge, a mais antiga tenda de Umbanda do Rio Grande do Sul, da qual se tem conhecimento. Quem tiver mais informações sobre o CERSJ, por gentileza, deixe um comentário abaixo.
E para não deixar dúvidas, somos profundamente gratos as informações e aos esclarecimentos prestados pelo senhor SÍLVIO CRISTOVÃO TORRADA REIS, que nos possibilitaram escrever essa postagem.
Abraços a todos, Renato Guimarães.
Diamantino disse:
Excelente resgate dos primórdios da Umbanda no rio Grande do Sul.
Diamantino
Marcos Pascotto Palermo disse:
Caro Renato
Como vai?
Excelente pesquisa. Gostaria de contribuir um pouco, sou sul-mato-grossense, filho de gaúchos e resido na cidade de Santa Maria/RS.
Em primeiro lugar, registro a presença de alguns componentes da família Charão aqui em Santa Maria, alguns deles, senão me falha a memória, hoje seguindo a religião evangélica.
Chamou-me a atenção o teu tópico, pois não sabia qual o centro mais antigo do estado, mas sabia de centros bastante antigos aqui.
Em Porto Alegre conheci o Abrigo Espírita Francisco de Assis que ao que tudo indica é o mais antigo da capital gaúcha em funcionamento. Foi fundado em 04/10/1936 pelo tenente da Marinha de Guerra Laudelino Manuel de Souza Gomes (21/05/1889-29/01/1950). Atualmente é dirigido por Dona Gilda Centeno [médium da Cabocla Jandira (das Matas), da preta-velha Tia Eugênia e de uma entidade que se identifica como uma “índia velha” a Vó Nicota]. Esta senhora é uma memória viva da Umbanda gaúcha e me repassou as informações aqui presentes.
Ela reconhece o centro de Charão como o mais antigo do Rio Grande do Sul. Disse-me que é provável que Charão e Laudelino tiveram contato.
Laudelino era gaúcho de Porto Alegre e pela narração de Dona Gilda, andando por estados do nordeste do país em virtude da profissão, acabou casando no Maranhão. Voltou a Porto Alegre por volta de 1934, morando na Rua 17 de Junho, onde através dele, seus mentores espirituais, passaram a dar consultas. A narradora não precisou se ele teve contato com sessões de desenvolvimento mediúnico fora ou dentro do estado. Na sua narração ela disse que o mesmo “já nasceu com a missão”, aquilo que nós ouvimos popularmente chamar de “médium que nasce pronto.”
Era receitista e psicógrafo. Segundo ela foi através de sua mediunidade que o centro recebeu o ritual que segue: os médiuns trabalham sentados em pequenos bancos, onde cantam os pontos acompanhados de pequenos tambores e instrumentos como maracás (cheguei a perguntar a ela se isso era influência do norte ou nordeste do país, mas ela disse que foi por via mediúnica que ele recebeu a orientação de assim conduzir os trabalhos). Laudelino fundou a Congregação dos Franciscanos Espíritas de Umbanda da qual o Abrigo Francisco de Assis é a sede. Fundou ainda filiais em Porto Alegre:
a) Abrigo Espírita São Jorge – Dirigente: o português Sr. Emídio Barbosa – Bairro Azenha;
b) Abrigo Espírita São Sebastião, Mártir – Bairro Cidade Baixa – Dirigente: Sra. Amélia Casapiccola,
c) Casa de Oração São Benedito – Bairro Petrópolis – Dirigente: Sr. Marcelino Antonio dos Santos.
Sobre os dois primeiros dirigentes a narradora não citou o nome dos guias, mas informou que eram palestrantes. Sobre Marcelino ela disse que o mesmo era médium do Caboclo Rompe Nuvem (linha de Oxóssi, sob irradiação de Iansã), que quando incorporado girava em espiral, fazendo realmente “ventar” a sua volta.
A Congregação atualmente só possui o São Francisco em atividades, na Avenida Ipiranga, 445 – Bairro Menino Deus, desde 1992. Cheguei a ver a Homenagem aos pretos – velhos em 13/05/2008 e me impressionei com o acervo de quadros antigos que retratam entidades espirituais, o fundador da casa, abolicionistas (como Castro Alves) e cenas da vida indígena e da história do Brasil. Seus médiuns usam hábitos brancos como o de franciscanos, tendo um cordão ao redor da cintura.Seguem um culto afro-ameríndio -cristão, nas palavras da narradora, o que reforça a idéia de união entre as etnias fundadoras do Brasil.
Dona Gilda salientou que o Sr. Laudelino chegou a orientar pessoas de fora de Porto Alegre no desenvolvimento da religião: a) o Sr. Otávio de Oliveira e sua esposa Dona Dorildes (Centro de Umbanda São Silvestre) em Pelotas/RS, b) Sr. Marinho da Silveira (Centro de Umbanda São João e Cabocla Guacira) em Montenegro/RS e c) um senhor de nome Fernando da cidade de Uruguaiana/RS. Não soube dizer se estes centros funcionam ainda, mas a data destas orientações refere-se à época anterior à morte de Laudelino.
Renato Guimarães disse:
Olá, Marcos.
Antes de mais nada, obrigado por acessar o nosso blog.
Eu e o Pedro ficamos muito agradecido com as informações que você disponibilizou! Nós tinhamos conhecimento de alguns fatos a respeito do senhor Laudelino e dos Franciscanos de Umbana, mas era pouco coisa.
Essa pesquisa que você fez sobre os Franciscanos de Umbanda é fantástica! Ajuda a preencher uma grande lacuna da história da Umbanda ai do Rio Grande do Sul.
Se você permitir, pretendo transformá-la em uma postagem aqui do blog, nos moldes da que eu fiz sobre Otacílio Charão e o Centro Espírita Reino de São Jorge.
Vou entrar em contato contigo por e-mail.
Um grande abraço, Renato Guimarães.
Ismael Saabedra disse:
Gente fico muito feliz em ver que um riograndino como eu fica famoso assim!
Eu sou filho da corrente do reino de são jorge que é o primeiro centro do rio grande do sul fundado por otacílio charão!
Se alguém quiser fazer alguma pergunta sobre ele ou o centro me adicionem no msn!
xxxxxxx@xxxx.xxxxxx
Mas posso adiantar que otacílio charão trabalhava com o caboclo girassol africano!!
Juliana Borges disse:
Renato,sou filha de corrente do centro espiritualista Reino de São Jorge, e gostartia de te parabenizar pelo exelente trabalho de pesquisa que fizestes sobre o reino do pai ogum.
Parabéns!!!
Renato Guimarães disse:
Olá, Juliana!
Antes de mais nada, obrigado por acessar o nosso blog.
Ficamos muito agradecidos pelas palavras de elogio! São palavras como esta que nos servem de estímulo para continuarmos realizando nossas pesquisas e como base para supormos que estamos indo no caminho certo. 😀
Fique a vontade para contribuir com quaisquer outras informações sobre o CERSJ que julgar pertinente.
Um grande abraço, Renato Guimarães.
wilson sebalhos neto disse:
oiii. aque é a sonia charao sebalhos, a unica filha viva, de Otacilio Marques Charão moro em Porto Alegre RS… tenho 7 neto 2 bisneto e sobrinhos filho da irmã mais velha adorei a historia tem um busto na praça de rio grende e uma rua com o nome dele moro na Rua:lazar segall 380 apa:101. minha mae Isolina dos santos charão era envangelica, ele com sua religiao umbandista respeitava muito a religiao dele… é isso que tinha pra fala tenho muita saudade dele. mas quem escreveu pra ela foi o wilson sebalhos neto.
Renato Guimarães disse:
Olá, Sônia e William!
Primeiramente, gostaria de agradecer o acesso ao meu blog e as palavras de elogio! Fico muito feliz em saber que meu texto sobre o Otacílio foi bem aceito por sua família. São coisas assim que nos estimulam a continuar pesquisando e a escrevendo matérias aqui no blog. 😀
Fique a vontade para contar mais histórias sobre o Otacílio e o centro dele! São tantas coisas que gostaríamos de saber a respeito dele, especialmente se ele aprendeu Umbanda com Zélio de Moraes, com Benjamim Figueiredo, com outra pessoa ou se ele começou sozinho mesmo.
Um grande abraço, Renato.
zelia_sebalho@hotmail.com disse:
Sou Zelia Sebalho, resido em SP, e gostaria muito de manter contato com essa família, acho que somos parentes, não !!!
Cristina Zecchinelli disse:
Rápidas
ÚLTIMA terça-feira, 20, o Centro Espírita Reino de São Jorge (CERSJ) completou 75 anos de existência. O Reino de São Jorge é o centro espírita umbandista mais antigo do Estado. A comemoração contou com cerca 150 pessoas e convidados que homenagearam Ogum com festa.
in:http://edicoesanteriores.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=30¬icia=41258
Renato Guimarães disse:
Olá, Cristina!
Obrigado por compartilhar essa notícia conosco!
Abs, Renato.