Amigos leitores, amanhã, dia 01 de agosto, o IBGE iniciará o XII censo demográfico brasileiro (Censo 2010). Ao longo dos próximos meses, os recenseadores do IBGE visitarão todos os domicílios brasileiro visando coletar dados sobre a população brasileira.

Haverá dois tipos de questionário no censo: o básico e o da amostra. O primeiro questionário visa o levantamento dos principais dados da população; o segundo, além dos dados constante do questionário básico, conterá outras perguntas, objetivando um retrato mais detalhado da população. Desses dois questionários, apenas no da amostra existe a pergunta sobre a religião do entrevistado (pergunta 6.12).

Se você que nos lê for umbandista e for responder o questionário da amostra, lembre-se: quando o recenseador lhe fizer a pergunta 6.12 (Qual é a sua religião ou culto?) responda UMBANDA.

É dessa forma, nos identificando como umbandistas, que o Censo 2010 poderá levantar quanto nós realmente somos e, com base nisso, identificarmos onde devemos atuar para melhorar nossa qualidade de vida e a de nossos irmãos umbandistas.

Então, não se esqueça: quando o recenseador lhe perguntar qual é a sua religiao ou culto, responda UMBANDA!

Um grande abraço a todos, Renato Guimarães.

Anúncios