Antes de publicar aqui no blog a atualização das postagens “Mémorias de algumas tendas de Umbanda do Brasil”, gostaria de compartilhar com vocês a atualização dos diversos endereços onde a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade já esteve localizada.

Faço isso, porque ao reler os Estatutos da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade (TENSP), encontrei mais um endereço que me passara despercebido anteriormente. É o segundo endereço da listagem abaixo:

  1. Rua Floriano Peixoto nº 30, Neves, São Gonçalo, RJ (residência de Zélio Fernandino de Moraes): 16/11/1908 – antes de 07/06/1940

  2. Rua Theophilo Ottoni nº 90 sobrado, Centro, Rio de Janeiro, RJ: antes de 07/06/1940 – ?

  3. Rua Dom Gerardo nº 51, Centro, Rio de Janeiro, RJ: ? – ?

  4. Rua Senador Nabuco nº 122, Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ (sede da Tenda Espírita São Jorge): ? – 1998

  5. Rua Teodoro da Silva nº 997, Grajaú, Rio de Janeiro, RJ: 1998 – 1999

  6. Rua Sá Viana nº 69, Grajaú, Rio de Janeiro, RJ (sede da Tenda de Umbanda Luz, Esperança e Fraternidade): ? – ?

  7. Rua José Ribamar P. Ramos nº 271, Boca do Mato, Cachoeiras de Macacu, RJ (sede da Cabana de Pai Antônio): ? – atualmente

O que é interessante neste segundo endereço que serviu de sede da TENSP, é que ele fica a exatos 580 metros da praia da atual Praça Mauá e a exatos 430 metros da praia do atual 1º Distrito Naval.

Ai, vocês, leitores, devem estar se perguntando: e daí? Bom, se vocês ouvirem de novo a fita da postagem “A ligação de Zélio de Moraes e Benjamim Figueiredo”, a partir dos 17 minutos, vocês ouvirão Zélio falar que Benjamim começou a frequentar a TENSP quando ela, TENSP, tinha mudado sua sede para a cidade do Rio de Janeiro e que Orixá Mallet carregou Benjamim nas costas, por meio quilômetro, ou 500 metros, até a praia.

Entenderam agora? Existe uma grande probabilidade de Benjamim ter frequentado a TENSP na época que ela tinha como sede um imóvel no centro da cidade do Rio de Janeiro e não na época que ela funcionava na casa onde Zélio vivia com seus pais.

Resta, agora, descobrirmos quando houve a mudança da TENSP para aquele segundo endereço.

Grande abraço, Renato Guimarães.

PS: Para quem quiser imaginar como era o local à época, segue ai abaixo uma foto do cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Theóphilo Otoni (sentido esquerda-direita na foto), de início do século XX. O imóvel sede da TENSP ficava a direita do cruzamento, não visível na foto.


(FONTE: André Costa, disponível em http://www.flickr.com/photos/andre_so_rio/1182549664/in/photostream/)

Anúncios