Divulgamos este arquivo de áudio inédito contendo a entrevista de Jota Alves de Oliveira com Zélio Fernandino de Moraes, na década de 1970, contendo diversos assuntos muito pertinentes à história da Umbanda, dando-nos a visão e o depoimento do médium do Caboclo das Sete Encruzilhadas sobre a história da religião.
É necessária certa dose de paciência ao ouvir o arquivo, mas pensando na importância deste registro para o movimento umbandista, o leitor poderá concluir que vale a pena escutá-lo até o fim.
Agradecemos ao Alex Soares, dono do site e blog Povo de Aruanda agrande ajuda e atenção dispensada.
Abs, Pedro Kritski e Renato Guimarães.
ADENDO: As fitas postadas no blog Registros de Umbanda, foram gravadas pela senhora Lilia Ribeiro na década de 1970. Foram repassadas pela Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade à Mãe Maria, da Casa Branca de Oxalá, que gentilmente se disponibilizou em recuperá-las e digitalizá-las.O arquivo digital que disponibilizamos aqui nos foi cedido, gratuitamente, pelo senhor Alex, autor do site e blog Povo de Aruanda.
——————————
——————————
Da fita ouvimos Zélio falar sobre:
A) O NOME DA RELIGIÃO:
– O nome original da religião foi Alabanda, onde Alá é uma palavra árabe que significa Deus e banda, do lado de. Logo, Alabanda significa Do lado de Deus. Esse nome foi dado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, como uma
homenagem ao Orixá Mallet, que era malaio e muçulmano (Alá é a forma como os muçulmanos chamam Deus);
– Em 1909, o Caboclo das Sete Encruzilhadas muda o nome da religião de Alabanda para Aumbanda, substituindo a palavra árabe para Deus (Alá) para a palavra grega com o mesmo significado (Aum);
– Embora o nome dado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas tenha sido Aumbanda, o que se firmou e acabou sendo divulgado foi Umbanda;
– Não há nenhuma ligação do nome da religião com o sânscrito ou com o quimbundo, apenas com o árabe e com o grego, segundo a explicação do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
B) SOBRE A DESCENDÊNCIA DA TENDA ESPÍRITA MIRIM E O SEU FUNDADOR BENJAMIM FIGUEIREDO E A SUA RELAÇÃO COM A TENDA ESPÍRITA NOSSA SENHORA DA PIEDADE:
– Segundo o antigo site da Tenda Espírita Mirim, Benjamim Figueiredo recebeu ordens do Caboclo Mirim, em 1920, na sessão espírita que a família dele desenvolvia, que aquela seria a ultima sessão espírita da família e que daquele momento em diante eles deveriam trabalhar com Aumbanda;
– Apenas em 1924 Benjamim Figueiredo funda a Tenda Espírita Mirim, 4 anos após ter recebido ordens do Caboclo Mirim;
– Pela fita, ouvimos Zélio contar que Benjamim passou a frequentar a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade (TENSP) a tenda de Zélio para que Zélio o desenvolvesse na Aumbanda. Em uma dessas ocasiões, Orixá Mallet, incorporado em Zélio, pegou Benjamim e, carregando-o nas costas, meio quilômetro e o atirou no mar, tendo, logo após o fato, dito que Benjamim já estava pronto pra começar a trabalhar com Aumbanda;
– podemos supor, então, que antes de Benjamim começar a trabalhar com Aumbanda, ele foi aprender com Zélio, Caboclo das Sete Encruzilhadas, Pai Antônio e Orixá Mallet, explicando o porquê dele demorar 4 anos para cumprir a ordem do Caboclo Mirim;
C) A ENTIDADE PAI ROBERTO E BENJAMIM FIGUEIREDO
– Pela fita, ouvimos que a entidade Pai Roberto, trabalhava com um médium do bairro de Alcântara, São Gonçalo, RJ, antes de passar a trabalhar com Benjamim Figueiredo;
– Ainda segundo a fita, quando da visita de Benjamim ao terreiro do citado médium, a entidade Pai Roberto, incorporada, disse a Benjamim que ele abandonaria o cavalo (médium) dele e ia passar a trabalhar através da mediunidade do Benjamim, abandonando o médium anterior e os trabalhos de feitiçaria que fazia através dele.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sergio disse:
Realmente, um documento histórico!
Que pena ter ficado guardado tanto tempo, e conhecido por poucos! Já tinha ouvido falar, mas nunca tinham me provado o vínculo de Zélio de Moraes e Benjamin Figueiredo… e não há o que se contestar… é só ouvir!
Como é difícil trazer os verdadeiros relatos dos primeiros anos da nossa religião!
Parabéns irmãos Pedro e Renato!
Sergio Navarro Teixeira
Alexandre Cumino disse:
Pedro Kritski e Renato Guimarães,
Quero agradecer demais o empenho e seriedade de vocês,
o resgate deste material é sem duvida algo de muito relevante para a história de nossa religião.
Ouvir Zélio falando sobre a “palavra” Umbanda e sua ligação com o, igualmente, excepcional médium Benjamim Figueiredo, realmente emociona a quem se interessa por profundidade na Umbanda.
Que Oxalá nos abençoe a todos,
Alexandre Cumino
Sandr da Costa Mattos disse:
Simplesmente marvilhoso!
Ouvir aquele que é, sem dúvida, o maior ícone histórico da nossa reigião, falando sobre ela e aqueles que fizeram parte de sua expansão, além de importantíssimo, é uma oportunidade de conhecermos a nossa própria história.
Obrigado meus irmãos!
Sandro da Costa Mattos disse:
Simplesmente marvilhoso!
Ouvir aquele que é, sem dúvida, o maior ícone histórico da nossa reigião, falando sobre ela e aqueles que fizeram parte de sua expansão, além de importantíssimo, é uma oportunidade de conhecermos a nossa própria história.
Obrigado meus irmãos!
Saudaçõe fraternas e que Deus nos abençoe!
Saravá!
Sandro Mattos – APEU – SP/SP
marco antonio apostolo valero disse:
Simplesmente otimo, uma reliquia desta deveria ser muito mais divulgada.
Foi algo que me emocionou, receber uma mensagem como esta alegra o dia de qualquer umbandista.
muito obrigado, sem mais comentarios
sirlene disse:
Poxa… ficou um gosto de quero mais quando a gravação acabou…. estava tão bom!
sirlene disse:
Estava tão bom… pena q acabou. Muito elucidativa a gravação!
silvia alessandra ribeiro disse:
Oxalá que maravilha, meu coração se encheu de alegria e de esperança, que um dia a nossa Umbanda Sagrada, seja repleta de integrantes fieis a nossa lei. E que o mundo possa conhecer a verdade da luz, o caminho do amor.
Obrigada
Silvia
CCT Thales Fonseca disse:
Obrigado por mais esta gravação muito interessante.O trabalho desenvolvido por vocês neste site realmente é fantástico.
Ouvi a gravação até o fim,disponibilizada no link acima, e não consegui identificar a parte em que Zélio fala sobre a passagem do Sr Benjamin Figueiredo pela TENSP, ou fale do Caboclo Mirim e Pai Roberto.
Há mais algum outro link em que possamos ouvir este depoimento?
Desde já agradeço e deixo meu fraterno saravá!
Renato Guimarães disse:
Olá, Thales!
O relato de Zélio sobre a passagem do sr. Benjamim na TENSP começa no minuto 17 e a parte do Pai Roberto começa no minuto 20.
Grande abraço, Renato Guimarães.
CCT Thales Fonseca disse:
Prezado Renato saravá!
Muito obrigado pela pronta resposta!Não sei explicar oq eu ocorre, contudo ao clicar no “play”o arquivo toca somente até 13 min e 40s, e depois o cursor chega ao final e encerra o audio.
Teria como vc me passar o arquivo original em mp3, para que eu possa ouvir a gravacao completa?Quanto tempo dura?Desde já agradeço, meu email é selahtd@yahoo.com
Forte abraço e obrigado!
Renato Guimarães disse:
Olá, Thales.
De nada. Na verdade, você deu sorte de eu estar conectado ao blog no momento em que você deixou seu comentário.
Por e-mail eu não conseguirei te enviar, porque o arquivo de aúdio digitalizado tem 57MB e meu e-mail não permite o envio de mensagens desse tamanho. Vou falar com o Pedro para saber se ele consegue.
A gravação completa dura 28min e 36s.
Grande abraço, Renato Guimarães.
Glauco disse:
Simplesmente sensacional!!!!!!!
Um grande abraço!Glauco
Douglas Penna disse:
Olá, Pedro,
Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho. Estou acompanhando o registrosdeumbanda tem um tempo já.
Mas eu tive uma dúvida, por favor me auxilie a entender porque com certeza você já deve ter pesquisado isso. O Zélio comenta que trocou a palavra árabe Alá pela palavra Aum, grega, e de mesmo significado.
Mas a palavra grega para Deus não é Theos?
Abraços, e obrigado de antemão pela ajuda,
Douglas Penna
Pedro Kritski disse:
Valeu Douglas! brigadão pelos elogios!
Na verdade, se vc der uma olhada na postagem do Renato Guimarães ele mostra uma versão do significado de Deus como sendo Um, e não Aum …
Sobre o termo théos, andei fazendo uma busca rápida aqui ( rs ! ), descobri que existe uma versão de um historiador chamado H. Frisk, onde o termo significaria originalmente espírito, alma; sendo a associação com Deus mais recente.
espero ter ajudado,
grande abraço;
Pedro K.
Douglas Penna disse:
Ajudou bastante, rapaz, muito obrigado mesmo 🙂
Cheguei a dar uma lida no post do Renato, mas o Theós ficou realmente na minha cabeça. A referência do Frisk ajudou bastante.
Abraços
David Veronezi disse:
Muito obrigado irmãos.Que belissimo trabalho,trazer para o mundo este tão precioso registro histórico.Saravá a nossa Umbanda,Zélio de Moraes e Benjamim G Figueiredo.Muito Axé e Luz,com o conhecimento de Oxóssi e o amor de Oxum…
Junior Jaya disse:
Maravilhoso e sagrado essa oportunidade de ouvir essas perolas espirituais q sairam dos labios de Zelio de Moraes.Eu tive a oportunidade de conheçer o grande medium Benjamim Figueiredo,e ser tocado por seus bravos guias espirituais Caboclo Mirim e Pai Roberto.Salve Umbamda!!
Sergio Estrellita disse:
Prezado Irmão:
Excelente iniciativa na divulgação das fontes históricas tão importantes à Construção da História da Umbanda! Congratulações! Aproveitando, possuo um trabalho acadêmico acerca da construção da identidade umbandista! Se houver interesse poderei enviar para o site! Mande uma resposta ao meu email! Se interessar, enviarei a sua apreciação! Obrigado.
Cordialmente,
Sergio Estrellita.
bruno disse:
Olá Amigo, Gostaria de ouvir o audio, entretanto, estou tendo dificuldades, há algum outro link no qual ele se encontre disponivel?
Parabéns, pela iniciativa.
Obrigado.
Pedro Kritski disse:
Olá Bruno
Provavelmente o problema deve ser com o seu navegador ou com o plugin que nao está instalado para reproduzir o arquivo de áudio, já que a maioria está conseguindo acessar normalmente. Infelizmente este é o único endereco com o audio disponível.
Obrigado por visitar o blog,
Grande abraco;
Pedro K.
Diego Pinheiro disse:
Muito interessante o material disponível aqui para estudo.
Gostaria de me aprofundar mais em tais informações, pois vejo muita gente desorientada ao dizer certas coisas sobre a Umbanda. E ter material de apoio é sempre importante para tais questões.
Tenho um blog e gostaria de ter a sua visita e a sua permissão para poder disponilizar este áudio por lá também.
Obrigado e muita luz meu amigo.
Renato Guimarães disse:
Olá, Diego!
Antes de mais nada, obrigado por acessar o nosso blog e pelas palavras de elogio.
Acabei de visitar o seu blog. Achei bem interessante! Vou falar com o Pedro sobre ele.
Fique a vontade para disponibilizar o áudio por lá. Como nós colocamos na parte de direitos autorais, a reprodução sem fins comerciais é livre, devendo apenas citar a nossa autoria sobre a matéria.
Um grande abraço, Renato Guimarães.
Alex disse:
Não tem como você postar este arquivo em algum site de armazenamento, pois esta gravação é uma raridade e deve ser distribuida a todos para que ela não se perca no tempo e todos possam conhecer a historia da Umbanda contada por quem realmente estava lá ná hora em que tudo aconteceu.
Pode armazenar no Skydrive do MSN ou qualquer outro que seja gratuito.
Obrigado por esta raridade que esta em suas mãos.
Pamela Cristina Pereira da Fonseca disse:
Olá, gostaría de parabenizar você por ter encontrado esta preciosidadereferente a história da nossa amada Umbanda. Eu sou médium da Matriz da Tenda Espírita Mirim. Gostaría de saber se você poderia me enviar o arquivo de audio. É muito importante pra nós esses dados históricos sobre nossa casa.
Muito obrigada por trazer pra nós a voz do inesquecível medianeiro.
Um abraço fraterno
Pamela
Pedro Kritski disse:
Boa tarde Pamela;
Muito obrigado pelos elogios e por visitar o blog.É sempre muito gratificante ler este tipo de comentário sobre o pequeno trabalho que eu e o Renato Guimarães fazemos.
Converso com vc por e-mail sobre as fitas.
Grande abraco;
Pedro K.
LÍLIA . disse:
Obrigada por ter compartilhado conosco esta entrevisata tão valiosa .