Como todo dia 23 de abril, a cidade do Rio de Janeiro acorda as 5:00h da matina com um bom foguetório em homenagem a São Jorge / Ogum. Foguetório que só perde para o da virada de ano em quantidade de fogos.

Para quem é de fora do Rio de Janeiro, não faz ideia do que são os festejos do dia de hoje. A festa de São Jorge / Ogum é umas das maiores festas populares com cunho de religioso da cidade do Rio de Janeiro. Muitos bairros param em virtude do número de fiéis que vão assistir as missas do santo, antes ou depois de ir ao terreiro homenagear o Orixá da Guerra. É, morador do subúrbio que se preza, assiti a missa católica do santo e participa da festa em homenagem ao Orixá, em algum terreiro de Umbanda.

Eu, como bom umbandista do subúrbio carioca que sou, estava acordado no foguetório da alvorada para fazer minha homenagem e minhas preces ao Orixá, bem como para assistir ao espetáculo da queima de fogos. Ainda pude assistir, da varanda aqui de casa, a uma procissão (se é que posso chamar assim) de um terreiro de Umbanda aqui da vizinhança, com os membros do terreiro paramentados de branco e segurando velas, carregando a frente, em um andor, a imagem de São Jorge.

Para quem é de fora da cidade, segue abaixo uma sequência de links que retratam os festejos aos longo do dia de hoje.

Abs, Renato Guimarães.

Jornal O Globo – http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/23/festejos-pelo-dia-de-sao-jorge-no-centro-em-quintino-916418029.asp

Fotos da festa no jornal O Globo – http://oglobo.globo.com/rio/fotogaleria/2010/11514/

Jornal O Dia – http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/4/vigilia_de_fe_ja_celebra_sao_jorge_76788.html

Jornal do Brasil – http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/04/23/e23046796.asp

Anúncios