Desde que nós criamos o blog, uma das postagens mais acessadas (e copiadas) tem sido as da categoria “As Umbandas dentro da Umbanda”.

Nessa série de postagens, nós temos procurado identificar as diferentes vertentes que existem dentro da religião de Umbanda. Embora nós já tenhamos descritos 11 vertentes diferentes, temos a certeza que isso é só uma pequeníssima parcela do total de vertentes que existe atualmente.

Em virtude disso, eu e o Pedro resolvemos analisar o que temos visto, lido e ouvido falar sobre o assunto e chegamos a conclusão de que existem algumas características que se destacam mais do que outras para quem frequenta ou faz parte de um terreiro de Umbanda e que por isso elas seriam as mais indicadas para  estabelecer um critério de identificação das diferentes vertentes da Umbanda.

Do nosso estudo, identificamos que as características que mais se destacam são:

  • uso de atabaque;
  • existência de gira de Exu e Pombagira, com possibilidade de consulta a estas entidades;
  • uso de peça de roupa de outra cor que não o branco; e
  • uso do sacrifício de animais.

Com base nessas 04 características, é possível identificar a existência de pelo menos 16 vertentes na Umbanda, segundo o quadro abaixo:

 Tipo Uso de sacrifício de animais Gira de Exu e Pombagira com possibilidade de consulta a estas entidades Uso de Atabaque Uso de peça de roupa de outra cor que não o branco
1 Não Não Não Não
2 Não Não Não Sim
3 Não Não Sim Não
4 Não Não Sim Sim
5 Não Sim Não Não
6 Não Sim Não Sim
7 Não Sim Sim Não
8 Não Sim Sim Sim
9 Sim Não Não Não
10 Sim Não Não Sim
11 Sim Não Sim Não
12 Sim Não Sim Sim
13 Sim Sim Não Não
14 Sim Sim Não Sim
15 Sim Sim Sim Não
16 Sim Sim Sim Sim

Como infelizmente ainda não foi conduzido nenhum estudo estatístico sobre o assunto (não que nós tenhamos conhecimento), resolvemos criar uma enquete que ficará disponibilizada aqui do lado para que você, amigo leitor, vote no modelo de Umbanda que o seu terreiro segue, entre os 16 tipos descritos acimas, e, assim, possamos identificar as práticas doutrinárias e ritualísticas mais adotadas pelos umbandistas.

Contamos com a sua participação! 😀

Grande abraço, Renato Guimarães.